A Morte: A Grande Realidade da Vida

A MORTE!

A grande realidade da vida!

 

Realmente, a morte é um grande realidade da vida!… Será que estamos preparados para ela? Você já pensou seriamente sobre isso? Ninguém escapará da morte quando chegar a sua hora de partir para a eternidade. Ninguém está imune. Basta pensarmos em quantos que andavam juntos conosco e que já partiram, já morreram. Amigos, entes queridos, afetos e desafetos. Milhões de pessoas já morreram e certamente ainda muitíssimos milhões morrerão!… E você, está preparado para enfrentá-la?

A Bíblia diz: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hebreus 9.27).

Por que afirmo que a morte é uma grande realidade da vida?

Primeiro, a morte é a grande realidade da vida porque sobre o homem pesa a sentença divina: “Tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3.19). E também porque “O salário do pecado é a morte…” (Romanos 6.23). “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18.20). E todo pecaram – todos sem exceção e por isso todos estão sujeitos à morte. Dela ninguém escapa.

Segundo, a morte é a grande realidade da vida porque a Palavra de Deus diz: a) “Há tempo de nascer e tempo de morrer” (Eclesiastes 3.2). Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. B) “Visto que os seus dias estão contatos, contigo está o número de seus meses; tu ao homem puseste limites além dos quis não passará” (Jó 14.5). Os dias da vida são contados por Deus. Ele é que coloca e estabelece limites, dos quais ninguém jamais ultrapassará. “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda havia” (Salmo 139.16). É tremendo, é fantástico, é maravilhoso e sobretudo elevado: ainda informes, sendo formados no útero maternos e os nossos dias já estavam escritos e determinados por Ele! Não entendemos porque alguns vão mais cedo e outros mais tarde, mas tudo está sob o controle de Deus. As nossas vidas pertencem a Ele. Não podemos questioná-Lo. Que diferença faz estar sepultado numa vala de terra ou num túmulo de granito? Que diferença há entre o rico e o pobre, o sábio e o ignorante, o culto ou o iletrado, se todos haverá de morrer? Qual é a vantagem? Quando realmente chega a hora da morte, de nada adianta estar no melhor hospital, estar nas mãos dos mais renomados médicos e ter todo dinheiro do mundo… Com todo o avanço tecnológico e científico ninguém jamais conseguirá protelar a vida além daqueles limites determinados e estabelecidos por Deus. Está escrito: “Ninguém há que tenha domínio sobre o vento, para o reter; assim também ninguém tem poder sobre o dia da sua morte” (Eclesiastes 8.8).

Terceiro, a morte é a grande realidade da vida e ela pode vir a qualquer momento. Ninguém pode presumir o dia de amanhã. Ninguém sabe se acordará amanhã. Até mesmo o hoje é uma incógnita. Visto que a morte é essa grande e inquestionável realidade da vida, o problema ou a grande questão é você saber enfrentá-la, é você estar preparado para ela, para não ser pego de surpresa. Estando alguém preparado, nada terá a temer. Por isso, “buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55.6). Eu lhe pergunto: você já buscou ao Senhor? Já entregou a sua vida verdadeiramente a Ele? Se não o fez, que espera? Está escrito: “E não há salvação em nenhum outro nome; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).

Quarto, a morte é a grande realidade da vida, mas que não tem mais efeito para aqueles que têm Cristo no centro da sua vida. Veja o grande brado da vitória: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? A aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 15.54b-57). Quem tem Cristo realmente não precisa temer nada, nem a morte, pois quem nEle crê não será julgado. Quem nEle crê tema  salvação, tem a Vida Eterna. O Salmista Davi no Salmos 16, versículo 10 diz: “Pois não deixará a minha alma na morte, nem permitirá que o teu Santo veja corrupção”. Quem tem Cristo em seu coração irá para Ele, ressuscitará para uma nova e verdadeira vida no céu, onde não existirá mais a morte, nem o luto.

Em quinto lugar, a morte é a grande realidade da vida, mas que pode ser vencida e aniquilada agora mesmo. Você quer estar preparado para a morte quando ela vier? Então, ouve a Palavra de Deus, creio no Senhor Jesus. Ele disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tema  vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (João 5.24). O apostolo Paulo orienta: “Se, com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10.9).

Hoje você tem uma grande oportunidade para a sua vida. Não deixe passar esta grande oportunidade, pois se deixar para amanhã… pode ser tarde demais! Agora é a hora!

Não obstante a morte ser a grande realidade da vida, também a grande realidade é que Jesus Cristo em seu coração, você vencerá a morte! “Aquele que tem o Filho tema  vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tema  vida” (I João 5.12).

A calendário diz que hoje é “Dia dos Mortos”, mas eu te digo: hoje é Dia da Vida! E ela está somente com Jesus! Ele morreu por você para perdoar todos os seus pecados! Pense nisso, antes que seja tarde demais!

Que o Senhor Deus te abençoe e derrame sobre ti a Sua graça e a Sua grande misericórdia. Amém.

PR BARBOSA NETO

Igreja Batista Cachoeiro

Igreja Batista Cachoeiro de Cardoso Moreira. Um Lugar para Você e sua Família Uma Historia de fé. Organizada em 14 de julho de 1946, são 72 anos servido ao SENHOR. Pela graça de DEUS a igreja organizou duas novas igrejas (filhas) 1. Segunda Igreja batista de São João do Paraíso, RJ Organizada em 06/07/1986 2. Igreja Batista Monte das Oliveiras, Cardoso Moreira, RJ Organizada em 28/10/2006. Pastores que foram instrumento de DEUS em nossa História: 1º PR SALVADOR BORGES - 14/07/1946 2º PR HENRIQUE DE QUEIRÓS VIEIRA - 14/07/1946 a 23/09/1979 3º PR ABEL RIBEIRO DE SOUZA - 23/09/1970 a 18/09/1974 4º PR ONORIO ANTONIO DA SILVA - 18/09/1974 a 1979 5º PR JACY DE PAULA DE ALMEIDA RANGEL (INTERINO) 01/01/1980 a 14/12/1980 6º PR EVARISTO LACERDA - 14/12/1980 a 1982 7º PR JOSUÉ GARCIA CERQUEIRA 29/05/1983 (interino) 31/03/1984 empossado titular até 03/09/1992 8º PR JEIVES PONTES SOARES - 31/12/1993 a 25/05/2003 9º PR WILSON DE MACEDO ALVES (INTERINO) 31/12/2003 a 29/01/2005 10º PR CIRO SANTOS SILVA 29/01/2005 a 23/12/2010 11º PR RONEN RODRIGUES DO AMARAL (INTERINO) - 08/04/2011 a 01/12/2011 12º PR JERRY ADRIANI SOARES GANDRA 01/12/2011 13º PR FELIPE MIRANDA MOTA (MIN. AUXILIAR) 14º PR DOUGLAS SANTOS TOMÉ (auxiliar) 15º PR MARCOS HENRIQUE VICTORINO GANDRA (PR de Educação Religiosa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.